segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Alugar Apartamento em Recife próximo a UFPE (Várzea / Cidade Universitária)

Dicas básicas para quem está se mudando para cá por uma temporada, ou pra quem vai passar alguns dias por aqui, e precisa de um 'guia' de onde ficar, como se locomover, e o que fazer por aqui.

Obs: Este é um post aberto para melhorias, o objetivo é ajudar quem está vindo pra cá e tem poucas informações disponíveis para tal, disponho abaixo o que é de meu conhecimento e fico bastante agradecida a quem mora por aqui ou conhece um pouco mais dos arredores e possa nos ajudar acrescentando outras regiões próximas e informações importantes ao nosso guia!

Você conseguiu uma vaga na tão disputada UFPE, mas mora longe e precisará se mudar para o mais próximo possível da faculdade, então, por onde começar?

Primeiro passo - Se familiarizar com o mapa e os arredores da faculdade -

Como fazer isso? Usando o Google Maps, faça a busca pela UFPE e entenda como são as entradas e os arredores da universidade, pois o campus tem uma extensão razoável, e é bom você saber qual entrada você irá mais usar, principalmente se for pedestre ou ciclista, por que ninguém quer ficar perdendo tempo no dia-a-dia corrido que agente tem não é mesmo?

Segundo passo - Conhecendo o bairro -

O Bairro que a UFPE está inserida é a Várzea, a Cidade Universitária só é o território da UFPE, quase todo o restante do entorno é a Várzea e este bairro tem alguns pequenos 'centros'. Os dois que conheço bem e que posso discorrer mais sobre, são o entorno da praça da várzea, e o entorno da Av. Polidoro.

Pracinha da Várzea:



É o principal centro do bairro, tem uma grande praça, com uma academia das cidades que se pode até malhar usando os equipamentos disponíveis lá e onde acontecem os principais eventos do bairro. É na Pracinha que se tem muitas barracas de comida, um supermercado razoavelmente grande, uma boa padaria, igrejas, e bem próximo dela é a delegacia da Várzea. Deste lado do bairro a principal entrada da universidade é pelo prédio do CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, que também é do lado do CAC - Centro de Artes e Comunicação. Então se você for estudar nesses prédios, ou em algum próximo a eles, é uma boa opção procurar algum lugar por ali para morar.

Av General Polidoro:




É o segundo principal pelo que sei e pelo que percebo morando aqui, logo na esquina do fim da avenida, que é o começo pra quem tá saindo da universidade e entrando no bairro, tem um grande posto Petrobrás que possui uma lojinha de fotos e impressão e um caixa 24 horas, bastante útil por aqui pra quem anda a pé ou de bicicleta, pois lugares para sacar dinheiro por aqui não são muitos e não tem em toda esquina. Seguindo pela avenida temos uma academia, vários restaurantes e lanchonetes, um até de sushi, duas padarias, algumas mercearias e por aí vai, tem bastante comércio ao decorrer dessa avenida e nas suas ruas transversais também. A principal entrada pelo lado da Polidoro é a que dá de frente com o CCSA - Centro de Ciências Humanas e Sociais, e também fica bem próximo do Departamento de Farmácia, DCE e Odontologia. Então se você for estudar nesses prédios, ou em algum próximo a eles, é uma boa opção procurar algum lugar por ali para morar.

Terceiro passo - Escolhendo o lugar e alugando apartamento - 

Agora que você já tá conhecendo mais um pouco desta região, precisará decidir qual região pra você é a melhor e começar a procurar apartamentos para alugar. Isso se você for alugar apartamento sozinho ou com amigos, caso esteja procurando por albergues e pensões o caso é procurar a mais próxima disponível entre muitas que anunciam pela internet, mas não vá embora! Logo mais te passo um guia básico das principais linhas de ônibus que podem te levar por quase toda a cidade!
Para alugar o nosso ap fizemos uma busca pela região, tanto pela internet, como também boas andadas a pé e ligações para plaquinhas de aluga-se. Meu marido já havia morado um ano por aqui em 2013 no início do mestrado e na época dividiu um apartamento próximo a praçinha, mais precisamente em frente a delegacia da Várzea com mais dois amigos, optamos por não alugar no mesmo condomínio pois queria uma cozinha maior e um aluguel menor. Sendo assim minhas principais dicas são:


 Pesquise, pergunte, ligue, anote, fuçe!

Dá uma googleada em imobiliárias em Recife, apartamento para alugar na Várzea, e frases do tipo pois as imobiliárias da região sempre tem apartamentos disponíveis e colocam em seus sites com as fotos e mapas da região o que te ajuda muito a não perder tanto tempo tendo que ir de um em um, já dá para ter uma ideia só de fuçar esses sites!
Venha um dia para a região e pergunte nas portarias dos prédios, anote números de plaquinhas penduradas nos prédios, nos cartazes que ficam fixados nos murais na UFPE, nos pontos de ônibus próximos e também pergunte aos amigos conhecidos se tem alguma informação para ajudar, pois quanto mais você pesquisar, menos você vai pagar.

Saiba que não vai encontrar os menores preços da cidade!

Infelizmente essa é aquela velha regra da demanda e oferta... E não dá para mudar isso... Como esta região é muito procurada devido a concentração de estudantes por aqui, não só pela UFPE, mas também pelo IFPE e algumas faculdades próximas, o preço não é dos melhores. Nas pesquisas que fizemos a média de preço para um apartamento de tamanho normal para pequeno com de um a dois quartos é de 1200,00 incluindo todas as taxas. Quanto mais próximo da Universidade mais caro será, é... Infelizmente é isso mesmo! Um bom exemplo disso são os prédios localizados na Av. Polidoro alguns chegam a 1800,00 pois ficam bem perto e em alguns prédios possuem vários quartos que podem ser divididos entre alunos da universidade, o que é uma boa pra quem não quer gastar muito.


Procure os prédios menores, e se possível mais seguros também!

Não adianta achar que compensa morar numa casa só por que o aluguel que vc encontrou é mais barato, pois você precisa levar em consideração a segurança, e se você for uma daquelas pessoas que volta pra casa dos seus pais no fim de semana, será sempre melhor procurar os apartamentos, pois sempre tem gente ao redor para 'vigiar' o que acontece no seu ap. Normalmente os prédios maiores tem preços mais caros, e quanto mais novo o prédio, maior o aluguel, o condomínio e por aí vai. No nosso caso, encontramos apartamento com dois quartos num tamanho bom com preço de 1000,00 já com condomínio e água inclusos, o nosso condomínio possui quatro unidades que pega boa parte dos quarteirões aqui por perto e sempre tem apartamentos disponíveis para alugar. É um pouco mais longe do que nas principais avenidas, mas se você for contabilizar todo o dinheiro mensal a menos no aluguel dá bem pra comprar uma bike né não? Melhor ainda se vc tiver carro, por que tem estacionamento e é tipo 2 minutos da UFPE de carro, tipo vapt vupt! A pé gastamos 15 min para a entrada do CCSA o que também não é lá de se assustar!

Quarto passo - Se locomovendo / Principais linhas de ônibus para a cidade e metrô -

Se você tiver carro, nada que o Google Maps não te ajude, tudo é bem fácil, usando a Av Caxangá, ou a Avenida Recife/ BR 101. OBS:. Evite transitar pelas vias entre 07 da manhã às 08:30 e de 17:30 às 19:00 pois podem ocorrer bons (ou maus rss) congestionamentos nessas avenidas!

Se você assim como eu optou por não ter carro por aqui as principais linhas que você usará para ir ao centro da cidade (Região do Derby, Av Agamenom Magalhaes, Av Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Av Dantas Barreto e imediações) são: [432] CDU - Várzea, [440] CDU / Caxangá / Boa Viagem, [433] Brasilit são esses os que mais uso para ir para esses lugares que listei. Em especial o CDU - Várzea também pego para ir ao Recife Antigo, pois o último ponto dele é o Terminal do Cais de Santa Rita, que é 5 min a pé do Cais da Alfândega que é onde tem uma grande livraria Cultura onde dá para se esbaldar em bons livros e bom café, e 10 min a pé do Marco Zero, principal marco histórico da cidade.

Para ir de metrô, você poderá utilizar a linha de ônibus [202] Barro / Macaxeira (Várzea), que desce no Terminal do Barro e de lá ir na direção que desejar. Caso esteja indo para a região de Boa Viagem e Pina onde é localizado os dois principais shoppings da cidade, o Shopping Recife e Shopping Rio Mar, você poderá utilizar as linhas [440] CDU / Caxangá / Boa Viagem, que passa próximo ao RioMar, [040] CDU / Boa Viagem (Caxangá) que passa próximo ao Shopping Recife, ou ainda pegar o [202] Barro / Macaxeira (Várzea) descer no barro pegar o metrô em direção a cidade, e descer em Joana Bezerra e pegar o circular boa viagem para o Shopping Recife, ou Shopping RioMar para ir ao Rio Mar.
Passagem de ônibus comum em nov/2015 ~ R$: 2,45

Muitas outras informações e guias disponíveis no site do grande recife: http://200.238.84.28/site/consulta/itinerarios.asp



Quinto e último passo: - Descobrindo o Recife - 



Agora que você já conhece o bairro onde mora, já sabe como ir ao shopping e ao centro da cidade, procure os principais pontos turísticos, dê uma boa pesquisada nos vários museus da cidade, nas boas livrarias e lugares para leitura, nos teatros e cinemas, nos restaurantes e bares, nas praias e clubes de Recife, pois o que não falta por aqui é o que fazer, e onde se divertir!

Minha principal recomendação: Não deixe de visitar o Marco Zero, e o pier do Recife Antigo aos domingos, pegue o CDU Várzea, e dê umas boas caminhadas pelo píer, sente em frente ao mar, recarregue as energias por lá e respire a história que essa cidade tem pra contar, pois beleza é o que não falta por ali, e nos domingos há muitas atividades de lazer, gastronomia e cultura para serem desfrutadas por lá!

Espero que tenha ajudado, e comentem aqui embaixo alguma dúvida ou sugestão para que possamos melhorar esse guia cada vez mais!



sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Reafirmando antigos preceitos...



 Com o intuito de compartilhar experiências, ainda adolescente criei este blog, com o nome que poderia até ser motivo de piada... diana-dis2 (era a sugestão do blogspot hehehe) ! 

  E desde então, tenho tido tantos anseios, tantos grandes acontecimentos e mudanças em minha vida, que me veio a vontade de reativá-lo agora mais como um diário, e com as minhas visões sobre o que acontece ao nosso redor. 
  Espero que essa jornada se estenda por muitos anos, e que eu possa por aqui representar todo o meu ser, minhas convicções e compartilhar amor, sorrisos, boas risadas e boas histórias.