quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Minha Experiência no Normal Médio

Há três anos entrei nesse barco chamado curso Normal Médio e me apaixonei...
Tudo que buscava encontrei nesse curso, aprendizado, experiência de vida, amizades, integração de turma e muito mais.
A partir dele percebi que o que importa não é passar na prova e sim aprender, e que esse aprendizado seja bem utilizado em sala de aula ou mesmo fora dela.
Estagiar é uma grande oportunidade de aprender muito mais do que apenas saber ser professora aprendemos como o ser humano é complexo e como pode ser difícil entendê-lo.
Além disso encontramos pessoas desmotivadas que trabalham apenas pelo salário e não pelo prazer de ensinar.
Um curso que nos ensina não apenas a sermos professores mas também a saber compreender o outro, saber se relacionar em grupo e em equipe, e assim respeitar o outro em suas diferenças e adversidades.
O ser humano está sempre em uma busca incessante do saber e o que procuramos sempre é entedermos à nos mesmos e ao mundo em sua volta e o curso me trouxe isso e não me arrependo de ter escolhido esse caminho mesmo que difícil e com obstáculos mas que traz resultados para levar pro resto da vida.
Diana Oliveira. ♥

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Avaliação Mediadora


Você já ouviu a palavra epistemologia? Qual a relação desta palavra com o cotidiano do professor? Pois esta é a essência de seu trabalho. Numa sala de aula temos três elementos: o professor, os alunos e o conhecimento. Como estes três elementos se interrelacionam? São muitas as respostas possíveis! Imagine uma aula sobre células. O professor apropriou-se deste saber possivelmente numa outra situação educativa (numa aula, ou fazendo pesquisas, etc). O aluno não estudou tanto quanto o professor, mas já tem suas hipóteses sobre células (mesmo uma criança de pré-escola já pode ter ouvido este termo na televisão, ou, se nunca ouviu, a palavra pode lhe sugerir alguma coisa). Temos então o professor, o aluno e um tema que será objeto de conhecimento (as células). A aula é um momento formalmente criado onde esses três elementos se encontram. O professor sabe tudo sobre células? Não. O aluno não sabe nada sobre células? Possivelmente não. Podemos pensar, então, que são dois sujeitos se relacionando com o conhecimento na sala de aula: o aluno e também o professor. O conhecimento se atualiza quando aluno e professor se comunicam. Desta forma, falar em epistemologia no contexto de sala de aula fica mais fácil: estudo crítico dos conhecimentos já acumulados pela ciência (conhecimento já produzido sobre as células). Mas professor e aluno têm papéis diferentes, senão não poderíamos falar da relação entre dois alunos. O professor como parceiro mais experiente tem como papel facilitar o acesso do aluno a este conhecimento. Para a autora, da mesma forma que o professor faz a mediação entre o conhecimento e o aluno, a avaliação deveria mediar todo esse processo. Assim como o médico, através de exames laboratoriais e de sua avaliação clínica prescreve medicamentos e outras medidas conforme o estado de saúde de seu paciente, o professor deveria utilizar a avaliação durante todo o processo de ensino-aprendizagem, observando como o aluno está apreendendo o conhecimento, que dificuldades enfrenta, que reformulações em seu método de ensino devem ser feitas, etc. Ou seja, a avaliação passa a ser um instrumento de regulação da aprendizagem.

Jussara Hoffman


sexta-feira, 21 de setembro de 2007

∟Amizade¹³²♥


Qualquer hora dessas, o sol vai deixar de brilhar... Mas isso não importa, a lua brilhará dia e noite... Qualquer dia desses, as estrelas vão cair... Mas ninguém precisa ter medo, o oceano as receberá em suas águas... Algumas coisas costumam acontecer na hora errada, outras coisas acontecem na hora exata. A sublimidade do ser humano, é capaz de tornar as coisas perfeitas... A paz interior de cada um e o desejo de busca, influenciam o encontro... Mesmo que o encontro seja virtual, ou imaginário. (Seria a mesma coisa?) Sei que pode se tornar real, por causa da sublimidade e da paz interior, e da busca de felicidade que cada ser tem dentro de si. Busco sem medo... Encontro com medo... Sinto, com desejo... Às vezes correr o risco de não encontrar, é melhor do que nem tentar procurar. Busquei e te encontrei! Ou foi você que me encontrou? Bom, o que importa é que o destino é amigo dos homens, e os homens são amigos entre si... Mesmo que o destino se torne nosso inimigo, nós jamais poderemos fazer o mesmo, devemos continuar nos amando... Os amigos se amam. Os verdadeiros... As estrelas nem vão mais cair, nem o céu deixará de ter o brilho do sol, nem as coisas erradas irão acontecer. Por que o amor e a amizade são maiores, e dominam o coração e o espaço. A busca foi verdadeira e o verdadeiro sentido dessa busca..."


→Di Oliveira ~♥*

Diana~*

Ser feliz depende não só depende do mundo mas de quem vc acha que é no momento, O esterior depende unicamente do seu interior, cultive-o e verá sua vida florescer como na primavera

=D