terça-feira, 27 de novembro de 2007

Sugestões para ser feliz.




1. Elogie ao menos três pessoas por dia;


2. Assista ao nascer do sol pelo menos uma vez ao ano;


3. Tenha um aperto de mão firme;


4. Olhe as pessoas nos olhos;


5. Cante no chuveiro;


6. Gaste menos do que você ganha;


7. Reconheça seus erros; Saiba perdoar a si e aos outros;


8. Aprenda a conviver em grupo, você não está sozinho no mundo;


9. Devolva tudo o que pegar emprestado;


10. Trate a todos que você conhece, assim como gostaria de ser tratado.


11. Jamais prive uma pessoa de esperança, pode ser tudo que ela tenha;


12. Saiba guardar segredos;


13. Sorria, não custa nada e não tem preço, o sorriso aformoseia o rosto;


14. Não ore pedindo coisas, e sim sabedoria e coragem;


15. Dê as pessoas uma segunda chance, você pode vir a precisar dela;


16. Não tome nenhuma medida enquanto estiver zangado;


17. Dê o melhor de si no seu trabalho;


18. Faça sempre novos amigos;


19. Não adie uma alegria;


20. Viva cada instante como se fosse o último.

O Caminho


Um dia, um bezerro precisou atravessar a floresta virgem para voltar a seu pasto. Sendo animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas...
No dia seguinte, um cão que passava por ali, usou essa mesma trilha torta para atravessar a floresta.


Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta.
Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saíam,
viravam à direita,à esquerda, abaixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praguejando, até com um pouco de razão... Mas, não faziam nada para mudar a trilha.

Depois de tanto uso, a trilha acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora, caso a trilha não tivesse sido aberta por um bezerro.


Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo, e posteriormente a avenida principal de uma cidade
Logo, a avenida transformou-se no centro de uma grande metrópole,
e por ela passaram a transitar, diariamente, milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo bezerro, centenas de anos antes

Os homens têm a tendência de seguir como cegos por trilhas feitas por pessoas inexperientes e se esforçam, de sol a sol, a repetir o que os outros já fizeram.
Contudo, a velha e sábia floresta ria daquelas pessoas que percorriam aquela trilha, como se fosse um caminho único, sem nunca se atrever a mudá-lo“
Autor Desconhecido
"Nunca ande apenas pelo caminho traçado pois ele conduz, somente, até onde osoutros foram."Alexander Graham Bell

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O que é Educação?



Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela : para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. Para saber, para fazer ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação ? Educações. É já que pelo menos por isso sempre achamos que temos alguma coisa a dizer sobre a educação que nos invade a vida, por que não começar a pensar sobre ela com o que uns índios uma vez escreveram ?
Há muitos anos nos Estados Unidos, Virgínia e Maryland assinaram um tratado de paz com os índios das Seis Nações. Ora, como as promessas e os símbolos da educação sempre foram muito adequados a momentos solenes como aquele, logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que enviassem alguns dos seus jovens às escolas dos brancos. Os chefes responderam agradecendo e recusando. A carta acabou conhecida porque alguns anos mais tarde Benjamim Franklin adotou o costume de divulgá-la aqui e ali. Eis o trecho que nos interessa :
"... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração.
Mas daqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa.
... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formandos nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão, oferecemos aos nobres senhores que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens. "
De tudo o que se discute hoje sobre a educação, algumas questões entre as mais importantes estão escritas nesta carta dos índios. Não há uma forma única de modelo de educação; a escola não é o único lugar onde acontece e talvez nem seja o melhor ; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante.


Fonte: Portal do Espírito


Amigos


Amigo é aquele com quem canto.

É aquele com quem rio.

Amigo é aquele com quem exploro riachos e cachoeiras dentro de mim.

Amigo é um só.

Não importa se tenho um ou cem ou mil.

Cada um, em cada momento, é especial... é único, é vital.

Amigo não se escolhe...

Ela existe ou não...

Amizade é sentimento, cumplicidade é afeto...

Amizade é amor, é respeito é troca sem cobrança.

Amigo é carinho, é um beijo, um abraço, uma aliança!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

A Vida



Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.

Seja o que você quer ser,porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.

Dificuldades para fazê-la forte.

Tristeza para fazê-la humana.

E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.

Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.

Para aqueles que se machucam.

Para aqueles que buscam e tentam sempre.

E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.

Você só terá sucesso na vidaquando perdoar os erros e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.

A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre.

terça-feira, 9 de outubro de 2007


Alfabeto do amigo...
Amigo é aquele queBeija você comCarinho e queDeseja comEntusiasmo suaFelicidade.Garante fidelidade para com você e éHumilde.Independente do que você é,Joga tudo para o alto eLarga mão daMatéria e dos sentimentos ruins,Naturalmente, para cumprir com suaObrigação e para Proteger a quem lhe protege.Quer bem a quem lhe quer,Respeita seuSilêncio, calado...Transforma sua vida em umaÚnica motivação paraViver.erXeretando, se preciso, eZangando quando necessário.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007


AMIGOS DO PEITO: são aqueles que sentimosafinidades, que nos despertam saudades, queconhecem a nossa realidade!São aqueles que se tornam especiais e que sefazem essenciais.Nos ouvindo quando necessitamos falar; noscalando quando necessitamos ouvir; nos estimulandoquando pensamos em desistir; nos amparando quandoachamos que vamos cair!Amigos verdadeiros do peito são aqueles que seentristecem com nossas derrotas; que se sentemfelizes com as nossas vitórias; que caminham ladoa lado na mesma direção,sempre nos impulsionandoquando a vida parece perder a razão.São amigos queridos, jamais esquecidos e mesmoausentes se tornam presentes, porque estão bemdentro do peito, do nosso coração!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Minha Experiência no Normal Médio

Há três anos entrei nesse barco chamado curso Normal Médio e me apaixonei...
Tudo que buscava encontrei nesse curso, aprendizado, experiência de vida, amizades, integração de turma e muito mais.
A partir dele percebi que o que importa não é passar na prova e sim aprender, e que esse aprendizado seja bem utilizado em sala de aula ou mesmo fora dela.
Estagiar é uma grande oportunidade de aprender muito mais do que apenas saber ser professora aprendemos como o ser humano é complexo e como pode ser difícil entendê-lo.
Além disso encontramos pessoas desmotivadas que trabalham apenas pelo salário e não pelo prazer de ensinar.
Um curso que nos ensina não apenas a sermos professores mas também a saber compreender o outro, saber se relacionar em grupo e em equipe, e assim respeitar o outro em suas diferenças e adversidades.
O ser humano está sempre em uma busca incessante do saber e o que procuramos sempre é entedermos à nos mesmos e ao mundo em sua volta e o curso me trouxe isso e não me arrependo de ter escolhido esse caminho mesmo que difícil e com obstáculos mas que traz resultados para levar pro resto da vida.
Diana Oliveira. ♥

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Avaliação Mediadora


Você já ouviu a palavra epistemologia? Qual a relação desta palavra com o cotidiano do professor? Pois esta é a essência de seu trabalho. Numa sala de aula temos três elementos: o professor, os alunos e o conhecimento. Como estes três elementos se interrelacionam? São muitas as respostas possíveis! Imagine uma aula sobre células. O professor apropriou-se deste saber possivelmente numa outra situação educativa (numa aula, ou fazendo pesquisas, etc). O aluno não estudou tanto quanto o professor, mas já tem suas hipóteses sobre células (mesmo uma criança de pré-escola já pode ter ouvido este termo na televisão, ou, se nunca ouviu, a palavra pode lhe sugerir alguma coisa). Temos então o professor, o aluno e um tema que será objeto de conhecimento (as células). A aula é um momento formalmente criado onde esses três elementos se encontram. O professor sabe tudo sobre células? Não. O aluno não sabe nada sobre células? Possivelmente não. Podemos pensar, então, que são dois sujeitos se relacionando com o conhecimento na sala de aula: o aluno e também o professor. O conhecimento se atualiza quando aluno e professor se comunicam. Desta forma, falar em epistemologia no contexto de sala de aula fica mais fácil: estudo crítico dos conhecimentos já acumulados pela ciência (conhecimento já produzido sobre as células). Mas professor e aluno têm papéis diferentes, senão não poderíamos falar da relação entre dois alunos. O professor como parceiro mais experiente tem como papel facilitar o acesso do aluno a este conhecimento. Para a autora, da mesma forma que o professor faz a mediação entre o conhecimento e o aluno, a avaliação deveria mediar todo esse processo. Assim como o médico, através de exames laboratoriais e de sua avaliação clínica prescreve medicamentos e outras medidas conforme o estado de saúde de seu paciente, o professor deveria utilizar a avaliação durante todo o processo de ensino-aprendizagem, observando como o aluno está apreendendo o conhecimento, que dificuldades enfrenta, que reformulações em seu método de ensino devem ser feitas, etc. Ou seja, a avaliação passa a ser um instrumento de regulação da aprendizagem.

Jussara Hoffman


sexta-feira, 21 de setembro de 2007

∟Amizade¹³²♥


Qualquer hora dessas, o sol vai deixar de brilhar... Mas isso não importa, a lua brilhará dia e noite... Qualquer dia desses, as estrelas vão cair... Mas ninguém precisa ter medo, o oceano as receberá em suas águas... Algumas coisas costumam acontecer na hora errada, outras coisas acontecem na hora exata. A sublimidade do ser humano, é capaz de tornar as coisas perfeitas... A paz interior de cada um e o desejo de busca, influenciam o encontro... Mesmo que o encontro seja virtual, ou imaginário. (Seria a mesma coisa?) Sei que pode se tornar real, por causa da sublimidade e da paz interior, e da busca de felicidade que cada ser tem dentro de si. Busco sem medo... Encontro com medo... Sinto, com desejo... Às vezes correr o risco de não encontrar, é melhor do que nem tentar procurar. Busquei e te encontrei! Ou foi você que me encontrou? Bom, o que importa é que o destino é amigo dos homens, e os homens são amigos entre si... Mesmo que o destino se torne nosso inimigo, nós jamais poderemos fazer o mesmo, devemos continuar nos amando... Os amigos se amam. Os verdadeiros... As estrelas nem vão mais cair, nem o céu deixará de ter o brilho do sol, nem as coisas erradas irão acontecer. Por que o amor e a amizade são maiores, e dominam o coração e o espaço. A busca foi verdadeira e o verdadeiro sentido dessa busca..."


→Di Oliveira ~♥*

Diana~*

Ser feliz depende não só depende do mundo mas de quem vc acha que é no momento, O esterior depende unicamente do seu interior, cultive-o e verá sua vida florescer como na primavera

=D